Última alteração: 2013-11-01
Resumo
A Internet e o desenvolvimento tecnológico possibilitaram alterar as relações sociais, o fluxo da comunicação e a informação. É possível perceber o reflexo dessas transformações no mercado de trabalho, especificamente na adaptação da identidade dos profissionais que vivem em uma situação de permanente mudança para acompanhar e absolver o fluxo da comunicação atual. Para entender o novo perfil de carreira do Profissional da Informação (PI), somos levados a refletir a cerca do contexto social. Em geral, estamos sempre curiosos sobre o que o futuro reserva, sobre até onde os PI podem chegar. Entretanto, no caso do PI em questão, parece haver uma lacuna entre as possibilidades do fazer técnico e o estereótipo vendido pela mídia tradicional. Partindo desse entendimento, torna-se imprescindível contextualizar as mídias sociais como ambiências inovadoras para formação da nova geração no ciclo do perfil de carreira dos PI. Onde, a Internet e a Web influenciaram as transformações sociais, gerando uma sociedade na qual a informação pode ser produzida e armazenada em diferentes espaços e canais, e, acessada por usuários distantes geograficamente. Sabendo que 43% da população brasileira é usuária da Internet. Deste total, 90% está em alguma rede social. A mais popular delas, o Facebook, que conta hoje com mais de 50 milhões de brasileiro. Tendo em vista a visibilidade e a popularidade do facebook, optamos por analisar como objeto de estudo os PI que utilizam essa mídia social como ambiente de trabalho. E, nessa perspectiva, emergiu a problemática a que se nos propomos estudar: Em que medida houve mudança nas praticas e no perfil de carreira do PI frente às mídias sociais. Logo, algumas questões norteadoras: Qual a perspectiva de atuação do PI em ambientes não tradicionais de informação? O que muda na pratica profissional com o surgimento das mídias sociais? Objetivamos identificar a utilização das mídias sociais que estão influenciando na geração de um novo ciclo do perfil de carreira do PI. E especificamente, verificar se o estereótipo difundido pela mídia tradicional é benéfico ou se dificulta a inserção desse profissional no mercado de trabalho emergente; Destacar quais as perspectivas profissionais, potencialidades e tendências nessa prática frente às ambiências midiáticas; Identificar a mudança das praticas e do perfil dos PI em função das mídias sociais. As mídias sociais como percebemos atualmente fazem parte dos nossos afazeres diários, principalmente, na integração de pessoas, de empresas e de Instituições. Logo, a cultura midiática reflete diretamente nos “ambientes de trabalhos”, proporcionando adoção de novas posturas e ferramentas profissionais. Esse ambiente é o meio onde a interação acontece. de modo que, mesmo em novas ambiências, a questão do acesso à informação e à recepção da mensagem ainda são o “x” da questão, pois, o acesso não é homogênio e a recepção é um processo mediado.