Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, VI Encontro Ibérico EDICIC 2013

Tamanho Fonte: 
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: a inserção de usuários no contexto de acesso à informação para a competitividade
Luana Maia Woida, Andreia Abreu, Cássia Regina Bassan de Moraes

Última alteração: 2013-10-11

Resumo


Os modelos atuais de gestão incluem a participação dos indivíduos nos fluxos de informação e de decisão, posto que a interação entre pessoas e informação é reconhecida como essencial para competitividade organizacional. O acesso à informação é um requisito para gerar inovação, porque transforma a informação acessada em conhecimento, preenchendo lacunas e reduzindo incertezas, bem como é um reflexo do contexto sociocultural e estrutural, com especial atenção sobre a proatividade e autonomia na participação dos fluxos informacionais, considerados como ações de registrar, acessar e trocar informação entre pares no ambiente laboral. Tendo em vista que o acesso a manipulação da informação precisa ser estimulado o processo de socialização possibilita esse acesso via apresentação e internalização de conteúdos, ideias, técnicas, contextos e modelos. O trabalho é relevante para compreender a influência do processo de socialização no comportamento de acesso à informação. A socialização organizacional gera estímulos comportamentais, por isso, deve receber atenção sobre como é praticada, cuja institucionalização deve prever comportamentos específicos, como os de acesso à informação. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar quais técnicas de socialização organizacional aplicadas em ambientes organizacionais competitivos estimulam comportamentos informacionais proativos de acesso à informação. Os procedimentos metodológicos seguiram a abordagem qualitativa, usando o método de pesquisa bibliográfica, realizando identificação de técnicas de socialização representativas para o acesso à informação. A revisão de literatura buscou expor os conceitos de forma a se adequar ao contexto dos comportamentos próprios ao acesso à informação. Por fim, os resultados demonstram que há uma diferença no acesso e uso das informações em função das prerrogativas específicas de cada nível da estrutura organizacional. Portanto, a forma de socialização ocorrerá relacionada ao nível da estrutura ao qual o cargo pertence, considerando também as implicações sobre os níveis de acesso à informação, bem como a tipologia informacional.

Palavras-chave

Socialização organizacional. Acesso à informação. Comportamentos em informação.