Última alteração: 2013-10-11
Resumo
O acesso é tratado neste trabalho, não como a condição estrutural a qual o sujeito é exposto, mas como a ação de acessar a informação praticada por ele. No ambiente interno organizacional, essa dinâmica também se evidencia perpassando todo o processo produtivo e afetando o comportamento das pessoas. Para isso, é fundamental investigar elementos da cultura que se projetam no comportamento, entre eles, os valores, processos de comunicação e de socialização e alguns dos rituais. Sendo que, a cultura informacional é um grupo de elementos e processos capazes de influenciar o comportamento informacional das pessoas, seja na busca, no uso ou no acesso. Assim, quais os elementos da cultura informacional influenciam no comportamento proativo de acesso à informação em uma organização religiosa? Pretende-se diagnosticar os elementos da cultura informacional de uma igreja protestante da cidade de Gália- São Paulo que influenciam no acesso dos funcionários a informação. As organizações necessitam consolidar elementos e processos culturais que viabilizem a prática dos valores e crenças veiculados, assim, justifica-se o mapeamento dos elementos da cultura informacional para orientação comportamental dos indivíduos. A investigação em uma igreja é necessária porque os seus processos se assemelham aos desenvolvidos em outras organizações, compartilhando vários dos problemas frequentemente associados apenas as empresas. Entre eles, a necessidade de desenvolver contextos socioculturais capazes de incentivar comportamentos informacionais que geram melhores resultados. Os procedimentos metodológicos adotados seguem uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário estruturado com base na escala de Likert, cujo objetivo foi mapear a tendência nas respostas dos sujeitos de pesquisa. Por fim, os resultados apontam que os comportamentos proativos de acesso à informação estão diretamente associados a cultura informacional praticada e adotada, e a organização estudada apresenta indícios da presença deste tipo de cultura influenciando os funcionários.
Palavras-chave
Cultura informacional. Acesso à informação. Comportamento informacional.