Última alteração: 2013-10-10
Resumo
O local escolhido para a pesquisa é a Universidade de São Paulo campus de Ribeirão Preto - USP-RP, localizada na cidade de Ribeirão Preto no estado de São Paulo, ela encontra-se no espaço físico que constitui o contexto histórico-social de extrema relevância à cidade. Esse contexto, cuja constituição se desdobra em três principais momentos históricos: a fazenda de café Monte Alegre no século XIX, Escola Prática de Agricultura Getúlio Vargas na década de 40 no século XX, e a implantação do Campus da USP-RP a partir da década de 50.
No período da realização desse trabalho foram pesquisadas sete Unidades na USP-RP, sendo elas: Faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia e Economia e Administração e as Escolas de Enfermagem e Comunicação e Artes e por último a Prefeitura do campus. Todas estão desdobradas nesse mesmo espaço, cada uma oriunda e produtora de (con) textos históricos - sociais de acordo com suas respectivas atividades docentes, discentes e administrativas.
O trabalho se desenvolveu em uma abordagem exploratória nos acervos fotográficos das Unidades na USP-RP, através da pesquisa de campo foi mapeado o espaço físico e também a averiguação da relação afetiva entre o local e a fotografia, pois ela detém representações simbólicas dos locais. Segundo Krauss (2002), a apreciação fotográfica não se exerce sobre o valor e sim sobre a identidade, porque a leitura das representações simbólicas obedece a um ponto de vista genérico, operando assim, na construção da memória coletiva.
Palavras-chave
Memória. Patrimônio. Fotografia. USP-RP.
Keywords
Memory. Patrimony. Photography. USP-RP.