Última alteração: 2013-03-21
Resumo
Questionamento e âmbito:
Literacia ou literacias da informação? Literacia ou cultura da informação? Literacia da informação, ou informacional? Que conceitos engloba a literacia da informação (alfabetización informacional, na terminologia de língua castelhana) para os investigadores da Península Ibérica? Que peso tem a literacia da informação (LI), enquanto matéria de investigação, no campo da Ciência da Informação (CI) em Portugal e Espanha? E que tipo de investigação é desenvolvida? Com que consequências? Que semelhanças e diferenças existem quanto às temáticas específicas, conceitos e métodos de investigação entre os dois países? Quais as instituições de ensino superior e centros de investigação que mais se dedicam a esta área, e com que resultados? Quais são os autores de referência em LI aplicada à CI na Península Ibérica?
Estas perguntas relevam do interesse de um estudo compreensivo sobre a importância que está a ser atribuída pelos investigadores luso-espanhóis (uma área geográfica e cultural específica do Sul da Europa) do campo da Ciência da Informação, à literacia da informação, enquanto modelo teórico e atividade considerada como fulcral para a concretização das missões das unidades de informação no mundo contemporâneo (veja-se a proliferação de standards e diretrizes emanados de associações profissionais, de que podemos destacar as Guidelines da IFLA (Lau, 2006), ou os standards da ALA (2000) para o ensino superior, ou ainda os inúmeros blogues que proliferam na Web), e trabalhada como matéria científica própria da CI, embora de origem exógena, por diversos investigadores (cf., a título de exemplo: Silva, 2008; Silva & Fernández Marcial, 2010; Gómes-Hernández & Pasadas-Ureña, 2007; Uribe-Tirado & Girlesa-Uribe, 2012).
Objetivos:
- Conhecer a tipologia da investigação sobre literacia da informação, no campo da Ciência da Informação, desenvolvida em Portugal e Espanha;
- Identificar os principais eixos conceptuais e modelos teóricos seguidos e desenvolvidos pelos investigadores dos dois países;
- Identificar os principais métodos de investigação aplicados;
- Mapear a investigação em LI no universo das instituições de ensino superior e centros de investigação ibéricos;
- Identificar os principais autores e apresentar um índice de coautorias, citações e cocitações para compreender se existe ou não um fator de influência ou motor claro no desenvolvimento da investigação, na Península Ibérica, no campo da CI;
- Verificar se existe colaboração científica significativa entre os dois países nesta área específica.
Metodologia:
A presente investigação desenvolve-se como um estudo exploratório e descritivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica exaustiva utilizando bases de dados científicas de referência (nomeadamente a Web of Knowledge, mas também os repositórios institucionais dos dois países). A identificação de conceitos, modelos teóricos e métodos aplicados são conseguidas através de técnicas de análise de conteúdo trabalhadas num software de análise qualitativa (WebQDA). Finalmente, a elaboração de um mapa da investigação e produção científica, índices de autoria, coautoria, citação e cocitação, resultarão de um estudo bibliométrico das publicações selecionadas. As publicações a pesquisar incluem artigos em revistas científicas e comunicações a congressos com revisão por pares, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, e é cronologicamente delimitada pelo sexénio 2007-2013.
Resultados esperados:
Espera-se proporcionar um estudo compreensivo da abrangência dos estudos sobre literacia da informação no âmbito da Ciência da Informação em Portugal e Espanha, mapeando os principais centros de investigação e autores de referência da área e identificando os conceitos, modelos teóricos e métodos aplicados pelos investigadores luso-espanhóis nesta área científica. Espera-se ainda encontrar traços comuns, oriundos das especificidades culturais da área geográfica abrangida, no desenho das investigações e modelos aplicados, permitindo o desenvolvimento de projetos conjuntos no futuro.
Conclusões:
O conhecimento da importância e da abrangência – quer no mapa das instituições de ensino superior e centros de investigação, quer nas autorias e citações, quer em conteúdos e métodos – de que se reveste a literacia da informação para a investigação do campo da Ciência da Informação na Península Ibérica permitirá identificar ou negar a existência de traços comuns e cooperação sistemática entre os dois países. As conclusões do estudo poderão refletir uma forma própria de encarar e desenvolver modelos com alguma especifidade cultural nesta zona geográfica do Sul da Europa ou, pelo contrário, revelar diferenças que apontam para distintas influências nas formas de encarar a temática investigada. A identificação e eventual distinção de conceitos, modelos e métodos poderão propiciar o desenvolvimento de futuros projetos de investigação em cooperação.
Referências Bibliográficas:
ALA (2000). Information literacy competency standards for higher education. Acedido em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/standards/standards.pdf.
Gómes-Hernández, J. A. & Pasadas-Ureña, C. (2007). Alfabetización informacional y biblioteca pública. Information Research: an international electronic journal, Vol.12 (3), paper 316. Acedido em http://InformationR.net/ir/12-3/paper316.html.
Lau, J. (2006). Guidelines on information literacy for lifeling learning. Acedido em http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-en.pdf.
Silva, A. B. M. (2008). Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação. Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, n.º 7, pp. 16-43. Acedido em http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/25490.
Silva, A. B. M., & Fernández Marcial, V. (2010). Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal. Informação & Informação, vol. 15 (1), pp. 104-128. Acedido em http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/25482.
Uribe-Tirado, A., & Girlesa Uribe, A. (2012). La alfabetización informacional en las universidades españolas. Niveles de incorporación a partir de la información publicada en los sitios web de sus bibliotecas-CRAI. Revista Española de Documentación Científica, Vol.35 (2), p. 325. Disponível em Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Palavras-chave: Literacia da informação; Investigação; Portugal; Espanha; Ciência da Informação.