Última alteração: 2013-10-10
Resumo
O advento da educação mediada por computadores e o consequente uso de recursos para aquisição e transmissão de conteúdos tem afetado diretamente o desenvolvimento e o funcionamento qualitativo dos ambientes de ensino-aprendizagem. Segundo Teles (2008, p. 1), “o aumento da comunicação humana pelo computador para fins educativos levou a uma proliferação de tecnologias com o propósito de oferecer ambientes educacionais online”.
Essa expansão tecnológica e o uso de recursos para aquisição e transmissão de conteúdos digitais influenciou diretamente o mundo das ciências, levando a uma aproximação cada vez maior e mais necessária entre as disciplinas que o compõe.
De acordo com Bonilla (2008) o mundo acadêmico e o mundo das ciências constituem o mundo das disciplinas autônomas isoladas, que devido ao vertiginoso avanço e à proliferação de tecnologias e consequente complexificação, tem levado à aproximação e a reconstrução da associação entre as disciplinas em diferentes graus, do mais simples (multidisciplinaridade) ao mais complexo (transdisciplinaridade).
Nesse sentido, os níveis de agrupamento entre as disciplinas que apresentam proximidade auxiliam na classificação do tipo de contato existente. Este é caso da Educação e da Ciência da Informação, no qual o uso de recursos tecnológicos tem potencializado a interação.
Palavras-chave
Repositório de Objetos de Aprendizagem. Ciência da Informação. Educação.
Keywords
Learning Object Repository. Information Science. Education.