Última alteração: 2013-10-11
Resumo
No contexto acadêmico, a compreensão dos valores e categorias com as quais várias disciplinas trabalham em torno do objeto de estudo é condição essencial para saber o que pode ser dito ou não, como, quando, quem diz, a quem dizer. Essa adequação gera discussão, pois se refere à submissão às normas do discurso acadêmico, tais como cuidado formal, coerência global, propósito comunicativo frequentemente limitado apenas para obtenção de nota, reforço de convenções discursivas da linguagem escrita. Percebe-se, no âmbito mundial uma preocupação com esta problemática, assim, no projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), uma das diretrizes é a internacionalização, por isso há professores de várias universidades brasileiras e portuguesas envolvidos na etapa que julgamos primordial: revisão, circulação e divulgação do conhecimento construído. Trata-se de uma pesquisa-ação com metodologia baseada em sequência didática e reescrituras dos diversos gêneros, a fim de responder, entre outras questões, como a metodologia aplicada nessa Disciplina pode apontar possibilidades pedagógicas da concepção de gênero discursivo para o ensino de produção textual na academia, em especial, refletir sobre essas práticas em curso de Ciência da Informação e/ou Arquivologia. Tomamos como marco teórico os estudos de Bakhtin para concepção de linguagem e as contribuições sobre (multi)literacias. Os resultados iniciais revelam que, desconhecendo total ou parcialmente as convenções comunicativas/pragmáticas da produção dos discursos da comunidade acadêmica, nem sempre o aluno consegue se engajar nesse contexto de produção. Como conclusões prévias, podemos dizer que é embrionária esta discussão tanto no Brasil quanto em Portugal e este trabalho colaborativo já apresenta um dado relevante: ao aprender os gêneros que estruturam um grupo social com uma dada cultura, o aluno aprende maneiras de participar nas ações de uma comunidade e parece ser esse o desafio como professores de língua em sala de aula de qualquer nacionalidade: poder ensinar a escrever na academia, com excelência.
Palavras-chave
Gêneros acadêmicos. Internacionalização dos saberes. Projeto SESA. Arquivologia. Multi(literacias). Bakhtin.