Última alteração: 2013-09-27
Resumo
O trabalho Origem e fundamentos do ensino de Organização e Representação do Conhecimento no Brasil busca traçar o caminho teórico-metodológico delineado pelo curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional (BN) focando nos aspectos teóricos e práticos que fundamentam o ensino de Organização e Representação do Conhecimento (ORC) no Brasil. O estudo busca identificar as teorias e práticas do passado, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais para reconstruir e complementar as teorias e práticas da atualidade. Estudar o currículo da primeira escola de Biblioteconomia do Brasil, e da América Latina, proporciona o resgate de sua trajetória e percurso, por meio de um documento de identidade historicamente construído do discurso sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Discurso com caráter socialmente construído, das formas e consciência e de conhecimento, com relações com estruturas sociais, institucionais e econômicas, que também são componentes históricos, sociais, contingentes e arbitrários. O tema acerca do ensino de Biblioteconomia no Brasil ainda é pouco tratado por pesquisadores e profissionais da área. Estudar seu currículo é buscar responder questões intrínsecas a sua autobiografia desvelando quais processos envolveram os conflitos e disputas dos conhecimentos que o compuseram. A pesquisa tem como motivação o desenvolvimento e fortalecimento da Biblioteconomia como campo científico. O objetivo é identificar o caminho teórico-metodológico desenvolvido pelo Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, especificamente os elementos de fundamentação teórico-práticos do ensino de ORC no contexto brasileiro. Tem como período de cobertura espaço-temporal 1915 a 1968 (primeira e segunda fase do curso). Empreendeu-se um levantamento bibliográfico e pesquisa documental tendo como base o acervo da BN e o Arquivo Central da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). A UNIRIO acolheu os Cursos da BN em 1969 e vários recursos materiais foram transferidos para ela, especialmente documentos e coleções, permitindo a coleta de informações preciosas e inéditas. O foco inicial da pesquisa concentra-se no levantamento e estudos dos conteúdos programáticos de todas as disciplinas oferecidas no período as quais poderiam evidenciar teorias e métodos da área de Organização e Representação do Conhecimento. Método de estudo será o descritivo compreendendo fontes primárias da Biblioteca Nacional, principalmente da Divisão de Manuscritos. Os resultados iniciais demonstram que existe certa correspondência entre as teorias e práticas identificadas nos documentos consultados e as correntes de pensamento de teóricos franceses da Biblioteconomia do século XIX. Espera-se contribuir, por meio da recuperação da história do ensino de Biblioteconomia brasileira, com a educação bibliotecária e o campo de investigação científica da área.
Palavra-chave
Biblioteconomia no Brasil. Ensino de Biblioteconomia. Ensino de Organização e Representação do Conhecimento.