Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, I Congresso ISKO Espanha e Portugal / XI Congresso ISKO Espanha

Tamanho Fonte: 
SOCIABILIDADE ONLINE E OS PARTICIPANTES SENIORES
Sónia Almeida Ferreira, Ana Isabel Veloso, Óscar Mealha

Última alteração: 2013-09-10

Resumo


À medida que o envelhecimento progride, os seniores tendem a tornar-se socialmente menos ativos, mais isolados geograficamente dos membros da família e apresentam mais limitações bio e psicológicas. Para os seniores, ter oportunidades regulares para interagir com outras pessoas tem, assim, mais significado. Pesquisas anteriores sugerem que a participação em comunidades online podem reduzir o isolamento e proporcionar a expansão das redes de apoio social. Embora os seniores sejam mais cautelosos na participação, evidenciando preocupações com a sua privacidade e com a confidencialidades dos seus dados pessoais, revelam-se mais solidários e informativos (Clark, 2002; Zaphiris & Sarwar, 2006). Percebendo a necessidade de aprofundar o conhecimento nesta área, o objetivo deste estudo é duplo: i) perceber o contributo das comunidades online na interação, participação e na partilha entre utilizadores seniores, através da revisão de literatura e ii) sugerir a política para a comunidade sénior online em desenvolvimento no âmbito do Projeto SEDUCE, nomeadamente, as políticas da área de registo, dos termos de utilização e a política de privacidade.

Os resultados revelam que, devido às caraterísticas intrínsecas dos modos de comunicação mediada por computador, estes são utilizados pelos seniores para diferentes fins. As mensagens instantâneas são utilizadas para obter apoio emocional, a sala de conversação por voz solicitada para a procura de companhia e o fórum de discussão para oferecer suporte informacional. Ao nível dos padrões de interação, verifica-se que a conversa factual está ligada a um padrão diferente da emocional. As trocas relacionadas com problemas pessoais compreendem uma forte conexão entre os indivíduos, enquanto que as conversas factuais parecem estar relacionadas com a diminuição do nível de atividade. Ponto fundamental é obter resposta a qualquer questão, não só para a sua permanência como para promover a própria resposta/comentário a outros participantes. As rotinas de utilização da comunidade e o binómio motivação – aprendizagem com missão bem sucedida, ajudam a ultrapassar os problemas sucessivos com a utilização da comunidade ou do próprio computador que afastam os seniores da participação. Além disso, também é incomodativo quando se deparam com longos processos de inscrição ou de recuperação de passwords. A incapacidade em perceber a linguagem ou metáforas utilizadas com discernimento por utilizadores mais novos potenciam o abandono.

Palavras-chave

Comunidade online. Comunicação mediada por computador. Sociabilidade. Seniores.