Última alteração: 2013-09-10
Resumo
O desenvolvimento de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) tem um papel importante nos processo de globalização. Este fenômeno propiciou o surgimento de uma Sociedade da Informação, a qual atua de forma conectada e altera o modo como os processos de mediação informativo-culturais são efetivados, além de alterar o papel dos tradicionais mediadores, dentre eles, os bibliotecários. O texto analisa como os conceitos de mediação, cultura e tecnologia são contemplados no interior dos currículos de alguns cursos de Biblioteconomia do Brasil, a saber, os cursos da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília, com uma breve comparação, a partir daí, com seus congêneres na Ibero-América, especificamente, a Universidad de Buenos Aires e a Universidade Nacional Autónoma de México. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre as inter-relações entre globalização, cultura, tecnologia e mediação. Em seguida, procedemos à Análise de Conteúdo dos Currículos de Biblioteconomia no Brasil, bem como de seus congêneres na Ibero-América para realizar uma análise comparativa. Os resultados apontam que o conceito de mediação é utilizado em sua acepção tradicional ou, muitas vezes, não é mencionado; a cultura não é percebida como um destino provável para atuação dos profissionais da informação; a tecnologia é tema pouco explorado e quando o é apresenta-se em forma de treinamento, ou como uma tentativa de modernizar as atividades tradicionais do campo. Conclui-se que uma educação que promova competências relacionadas a estes aspectos é estratégica para os profissionais da informação no cenário contemporâneo.
Palavras-chave
Mediação da Informação. Cultura. Tecnologia. Formação de bibliotecários. Currículo.