Última alteração: 2013-09-09
Resumo
A literatura científica da Ciência da Informação – CI – no Brasil tem apresentado crescentes discussões a cerca da interdisciplinaridade conceitual da área, especificamente no que tange a utilização de termos como “organização do conhecimento” e “representação do conhecimento”. Os estudos de Guimarães (2002) sobre a sistematização de conteúdos em organização e representação do conhecimento – ORC – apontam que a base teórica desta subárea desenvolveu-se a partir da abordagem de três aspectos que lhes são inerentes: os processos, os produtos e os instrumentos. O objetivo deste estudo visa a compreensão na utilização e aplicação do termo representação do conhecimento – RC – como se configura na CI, propondo-se a investigar junto à literatura científica a evolução das pesquisas sobre RC e sua base teórica, nas quatro últimas décadas, período de publicações científicas especializadas no país. O recorte, de caráter analítico-descritivo, se deu, em um primeiro momento, pela recuperação do termo “representação do conhecimento” em cada um dos periódicos online selecionados, contemplando a busca por título, resumo e termos indexados. A partir destas buscas realizou-se uma avaliação no texto completo dos artigos, para identificação de seus escopos conceituais. Durante a pesquisa, observando o número de artigos recuperados, optou-se também pela busca através do termo ”representação da informação”, como contraponto e comparativo do material analisado. 08 (oito) periódicos online foram selecionados, que abrangem os anos de 1972 a 2012 e estão ativos há mais de 15 anos. Constata-se que há uma ambiguidade na utilização dos termos representação da informação e representação do conhecimento e que a área da CI necessitaria, neste percurso evolutivo das pesquisas no âmbito da ORC, reconduzir a formação e padronização conceitual para fortalecer o núcleo da CI e a visibilidade de pesquisas em âmbito nacional e internacional.
Palavras-chave
Organização do conhecimento. Publicações periódicas – Brasil. Representação do conhecimento.