Última alteração: 2013-09-16
Resumo
Esta comunicação descreve o desenvolvimento de um modelo conceptual e processo de mapeamento de competências numa instituição académica na área das engenharias. Pretendeu-se melhorar a precisão e a abrangência nas respostas à procura dos ativos intelectuais pelos interessados internos e, sobretudo, externos à organização, bem como estudar novas técnicas de mapeamento. Por isso, o modelo conceptual desenvolvido integra técnicas de tagging e classificação hierárquica de domínios do saber na organização e classificação da informação sobre competências.
No universo das instituições universitárias, onde a informação relativa a docentes e investigadores está organizada por áreas científicas, é comum que haja dificuldade em encontrar profissionais com conhecimentos específicos e especializados numa determinada área do saber ou tecnologia de ponta, pelo que muitas vezes a perceção das competências acaba por ficar concentrada nos colaboradores com mais visibilidade, que normalmente se destacam pela reputação académica ou pela experiência acumulada. Consequentemente, a instituição tende a não aproveitar todo o potencial dos seus ativos intelectuais.
Sendo assim, propomos uma solução apoiada no mapeamento de competências, na medida em que fornece uma visão geral das competências profissionais específicas e dos níveis de proficiência de docentes e investigadores. Este instrumento, além de inverter a situação acima descrita, permite identificar e ter acesso a competências dos respetivos colaboradores e, indiretamente, ao seu conhecimento especializado. Ora, ao propiciar o aumento da abrangência nas respostas à solicitação de profissionais detentores de conhecimentos específicos de uma área do saber, o processo em estudo facilita a localização das equipas mais eficientes, auxilia o processo de procura de ativos intelectuais, cria oportunidades de valorização dos recursos endógenos e proporciona uma visão clara dos conhecimentos que emprega, quais são e onde estão.
O presente trabalho evidencia também a utilidade da classificação com tags, como complemento a classificações estruturadas, olhando para o efeito de relevância e de critérios de ponderação da relevância dos termos para a criação de um ranking de profissionais mais habilitados para satisfazer uma necessidade.
Palavras-chave
Mapeamento de competências. Classificação. Folksonomia. Recuperação da informação.