Última alteração: 2013-09-10
Resumo
Crowdfunding ocorre quando um grande grupo de pessoas, visto como a multidão, se compromete a colaborar com pequenas quantias de dinheiro para um projeto, em troca de uma recompensa. Este conceito não é novo, mas uma abordagem recente, baseada na Internet e ex-ante, na forma de concurso público, oferece novas aplicações, uma vez que nenhum investimento é realizado até que os objetivos financeiros sejam alcançados. Isso permite o teste de ideias criativas e inovadoras que parecem arriscadas para investir sem maiores garantias. Portanto, crowdfunding está a emergir como uma alternativa às formas tradicionais de financiamento, ajudando os empresários a arrecadar fundos para lançar os seus projetos. Neste trabalho, tentamos estudar o sucesso nestas plataformas de crowdfunding, identificando todas as variáveis e fatores que explicam a taxa de financiamento, definida como a relação entre o capital obtido e o capital definido como meta para o projeto avançar. A escolha da Kickstarter para nossa análise foi natural, uma vez que representa a maior plataforma existente até à data. O empresário é obrigado a fazer um vídeo e uma descrição da campanha e definir um conjunto de contrapartidas para os diferentes níveis de contribuições. Em relação à análise quantitativa, a nossa amostra é formada por projetos financiados no Kickstarter até fevereiro de 2012, o que corresponde a 18.430 observações diferentes. Nós estimamos o "melhor ajustamento" de um conjunto de variáveis independentes contra a taxa de financiamento. Após a análise quantitativa, um júri formado por especialistas avaliaram alguns casos relevantes. Os resultados sugerem que é importante para o sucesso aumentar o número de investidores, desenhar um sistema de recompensas simples e ainda ser apoiante de outros projetos, envolvendo-se ativamente na plataforma. Além disso, a análise qualitativa revelou que o envolvimento de consumidores é crucial, com o bom uso do vídeo e das ferramentas das redes sociais. Portanto, as plataformas de crowdfunding são essencialmente comunidades virtuais, compartilhando informações sobre os projetos que necessitam de financiamento da multidão.
Palavras-chave
Crowdfunding. Crowdsourcing. Comunidades virtuais. Kickstarter.