Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, I Congresso ISKO Espanha e Portugal / XI Congresso ISKO Espanha

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INTERAÇÕES COMUNICACIONAIS E APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS: reflexões a partir da Teoria do Agir Comunicativo
Jaqueline Santos Barradas, Solange Francisca Mazzaroto, Clovis Ricardo Montenegro de Lima

Última alteração: 2013-09-10

Resumo


A complexidade é uma característica marcante das organizações da sociedade contemporânea. Os indivíduos que enfrentam as mudanças e os desafios da atualidade devem estar aptos a se adaptarem com rapidez. Essa adaptação pode ocorrer de várias formas, e uma delas é a partir da capacidade de aprender constantemente. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir como o processo de aprendizagem ocorre nas organizações complexas, a partir da utilização da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão. Também é descrita a Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann, sociólogo alemão, para que se pudesse definir o que é uma organização complexa. O conceito de aprendizagem é explorado com foco no ambiente organizacional. Neste contexto, é destacado o papel da informação e da comunicação, que têm a linguagem e o discurso como principais elementos desta análise. Após a definição e a caracterização da Teoria do Agir Comunicativo, discute-se a sua relação com a aprendizagem organizacional. Assim, verifica-se que a interação entre os indivíduos, por meio da utilização da linguagem e do discurso, cria um espaço para o compartilhamento de experiências e de valores, promovendo a aprendizagem. São expostas algumas considerações, com o intuito de que este trabalho possa orientar ações práticas. Conclui-se que o grande desafio das organizações é facilitar e ampliar interações pela linguagem dos seus participantes, proporcionando compartilhamento da informação e o discurso, pois é deste modo que os indivíduos podem aprender.

Palavras-chave

Aprendizagem organizacional. Organizações complexas. Teoria do Agir Comunicativo.