MEDINFOR VI - A Medicina na Era da Informação
Inaugurado em 2008, em Salvador da Bahia, estando a organização a cargo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), como parte das comemorações do bicentenário da fundação da Faculdade de Medicina da Bahia, o MEDINFOR conta já com cinco edições, tendo a última sido organizada pela UFBA e realizada em formato online, em setembro de 2020.
A experiência das cinco edições realizadas, todas com livros publicados, certamente contribuirá para que o MEDINFOR VI continue a promover a interdisciplinaridade entre a Medicina e a Ciência da Informação, que desde a sua primeira realização tem sido uma marca identitária do evento.
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023, a U.PORTO e a UFBA realizarão na cidade do Porto o MEDINFOR VI, estando a organização a cargo da FLUP/CITCEM, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O Colóquio conta com a participação de professores e investigadores de renome, de diversos países, das áreas da Ciência da Informação, das Ciências da Saúde, das Ciências da Computação e da Cultura, cujas especialidades são relacionadas com os diversos temas do MEDINFOR.
Biennial Conference of the Centre of Linguistics of the University of Porto
CLUP’23:
Biennial Conference of the Centre of Linguistics of the University of Porto
on the theme of
‘Identity, memory, heritage and diversity: Understanding the role of Portuguese in the world’
2 – 4 Novembre 2023, Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto
Europe is characterised by the diversity of peoples (including ethnic minorities), traditions, cultures, and national and regional identities which, as a whole, entail different levels of social (and, consequently, economic) development. The mobility of citizens, migration and the media contribute to this diversity. In the case of Portugal, this diversity is further amplified by its relationship with Portuguese-speaking countries and by the heritage and cultural diversity brought by these diverse peoples. The linguistic dimension, which, on the one hand, links Europe to non-European Portuguese-speaking countries through Portugal and, on the other hand, serves as a translational link to other languages and cultures, notably European, is therefore of particular relevance in the European context. However, even though the European Union underlines that this diversity and the opportunities that it brings, pillars of the ‘European Project’, should be recognized and encouraged, diversity, including linguistic, raises several social challenges, including iniquity and social inequalities. The Biennial Conference of the Centre of Linguistics of the University of Porto, on the theme of ‘Identity, memory, heritage and diversity: Understanding the role of Portuguese in the world’, aims to contribute to the understanding of the role of Portuguese in Europe and in the world, and investigate its interaction with other languages. Additionally, the conference aims to discuss its influence on heritage, memory, identity, integration and translation and linguistic and cultural interaction, so as to contribute to promoting inclusive, egalitarian, equitable and sustainable societies, in full respect for diversity.
Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
IBERCOM 2022 - Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada
Identidade ou identidades? O conceito pode querer dizer demasiado, quando percebido com um sentido forte, ou não o suficiente, quando o oposto acontece (Brubaker & Cooper, 2000). Mas poderá a mudança comprometer os diálogos e as interações das cidades e dos seus ocupantes – uns com os outros e com ela própria – num momento em que o mundo está em transformação – comprometendo as identidades do diferente?
Lançado o mote, a cidade do Porto e a Universidade do Porto serão, de 26 a 29 de outubro de 2022, o local de debate e reflexão da XVII edição do IBERCOM - Congresso Ibero-Americano de Comunicação, cujo tema central será “Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada”.
O Congresso é organizado pela Associação Ibero-Americana de Investigadores de Comunicação (ASSIBERCOM) em parceria com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Unidade de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Em prol do desenvolvimento do conhecimento e da ciência, a organização do congresso convida investigadores, professores e estudantes de pós-graduação a apresentarem as suas investigações.
ABM - II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS
MOTIVAÇÃO CULTURAL
A Cimeira Portugal/Brasil deverá ocorrer em 2022, ano em que se celebra o bicentenário da independência brasileira, que aconteceu em 7 de setembro de 1822, e o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, feita pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, viagem iniciada 30 de março e concluída em 7 de junho de 1922, com paragens nas Canárias e em Cabo Verde. No quadro dessas comemorações, esse Encontro foi idealizado com vista a fomentar o estreitamento entre os profissionais portugueses e brasileiros da área da Ciência da Informação, objetivando o intercâmbio de conhecimento a partir da divulgação de estudos acerca dos ambientes informacionais. O evento oportunizará novos saberes sobre a organização e tratamento de acervos documentais legados para a sociedade.
HISTÓRICO
O Encontro Internacional ABM nasceu no âmbito do pós-doutoramento da Profª Doutora Zeny Duarte de Miranda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a supervisão do Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva e com o apoio da Profª Doutora Fernanda Ribeiro, ambos professores da Universidade do Porto (U.PORTO). Motivado pelo lançamento do Ano de Portugal no Brasil - 2011, o Encontro foi idealizado com o fito de fomentar o estreitamento entre os profissionais portugueses e brasileiros das áreas dos arquivos, bibliotecas e museus, objetivando o intercâmbio de conhecimento a partir da divulgação de estudos acerca de tais ambientes informacionais.
A primeira edição do ABM, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil e realizada em Salvador nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2011, deixou como legado o livro-coletânea Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e Brasil, organizado pela Professora Doutora Zeny Duarte de Miranda e publicado pela Editora da UFBA (EDUFBA), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), contendo textos das conferências apresentadas e possibilitando a divulgação das produções e a visibilidade do Encontro.
Neste ano, o ABM surge a partir da motivação cultural A Cimeira Portugal/Brasil, com a celebração do bicentenário da independência brasileira, ocorrida em 7 de setembro de 1822, e o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, feita pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, viagem iniciada 30 de março e concluída em 7 de junho de 1922, com paragens nas Canárias e em Cabo Verde.
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Portugal -, através do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço, Memória” (CITCEM) e do Instituto de Ciência da Informação (ICI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil - promovem o II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS: DO SINCRETISMO À INTEGRAÇÃO, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022, organizado pela FLUP.
O Encontro tem na Comissão Executiva, pela FLUP/CITCEM, os Professores Doutores Armando Malheiro da Silva e Elisa Cerveira e, pelo ICI/PPGCI/G-ACERVOS/UFBA, as Professoras Doutoras Zeny Duarte de Miranda e Lídia Maria Brandão Toutain. O II ABM mantém nível de excelência de pesquisadores e cientistas de ambas as Universidades na mesma linha da primeira edição, realizada em 2011.
OBJETIVOS DO ENCONTRO
O II ABM oportunizará uma instigante proposta voltada ao debate teórico e conceitual, reflexivo e epistemológico, em torno do “sincretismo à integração” da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, a partir da compreensão do modelo de cientificidade. O seu tema aponta para superação da ideia de consolidação disciplinar e paradigmática originária do conhecimento em sua especialização, como também propõe apresentar consistentes discussões científicas e perspectivar a integração das referidas áreas.
Com este evento, as citadas Universidades de Portugal e do Brasil e outras instituições internacionais parceiras e convidadas, estarão consolidando, pela segunda vez, o espaço abrangente de reflexão teórica, epistemológica, técnica, prática, metodológica, ética no âmbito da interdisciplinaridade e no campo de conhecimento da informação.
Nesta edição, o ABM inaugura a abertura de chamada de comunicações avaliadas pela Comissão Científica, além da participação de conferencistas convidados de Portugal, Brasil e de outros países.
Organizado a partir de convênio de cooperação internacional celebrado entre a U.PORTO e a UFBA, com a participação de renomados investigadores, o ABM segue com uma Comissão Científica internacional garantindo a qualidade das contribuições.
CEGOT - Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território
Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis
O conceito de sustentabilidade é central na conceção, planeamento e execução de novos processos e ações de desenvolvimento.
No cenário atual, em que pese os graves problemas decorrentes das mudanças climáticas, o enfrentamento dos desequilíbrios ambientais pode ser uma oportunidade para construir uma perspetiva renovada de progresso e bem-estar, a partir da conciliação de interesses económicos, sociais e ambientais.
Nesse sentido, o 4º Encontro Internacional do CEGOT pretende debater o papel da Geografia na Construção de Territórios Sustentáveis.
A Geografia, ao integrar as componentes naturais e sociais, tem vantagens e acrescidas responsabilidades na construção de propostas para a sustentabilidade. Com este 4º Encontro Internacional, o CEGOT pretende contribuir para a reflexão sobre o contributo do conhecimento geográfico na construção da sustentabilidade e sobre os desafios conceptuais e metodológicos que os geógrafos enfrentam no estudo e construção de territórios sustentáveis.
Num momento importante da História da Humanidade, a Geografia tem uma grande oportunidade de se reafirmar como Ciência.
É neste contexto que o CEGOT convida à submissão de estudos de investigadores da Geografia e áreas científicas afins, que envolvam as dimensões do território, da natureza e/ou da sociedade.
IWSC 2019: International Wiki Scientific Conference
O termo Wiki é, hoje, indissociável da Internet e da participação colaborativa na produção e disseminação continuada do conhecimento. Navegar, editar e aceder de forma livre, ágil e simples estão na base de projetos como o da Wikipédia, uma enciclopédia colaborativa que constitui a versão moderna do ideal iluminista da razão, da educação e do conhecimento como mecanismos para alcançar uma sociedade mais justa. Herdeira contemporânea dos ideais da “Enciclopédia” de Diderot e D’Alembert, é uma experiência sem precedentes, de geração, organização, avaliação, promoção, disseminação e partilha de conhecimento, de forma aberta e por uma comunidade ampla, disseminada por muitos países e em diferentes idiomas. São objetivos da IWSC 2019 aproximar a comunidade académica do contextos e tecnologia Wiki e de forma particular da Wikipédia, com vista a promover o seu uso como fonte confiável de conhecimento, instrumento educacional e objeto de investigação, aumentar a presença de conteúdo em português e estimular o intercâmbio de reflexões e experiências sobre ela com a comunidade académica internacional. Depois de celebrado em 2018, por iniciativa da União Europeia e pela primeira vez, o Ano Europeu do Património Cultural, privilegia-se na IWSC 2019 o Património, tanto material como imaterial, tendo como objetivo chamar a atenção para a presença da Cultura e do Património na Wikipédia e para o contributo que este meio/olhar digital poderá ter para o desenvolvimento social e económico quer na Europa, quer à escala global. Serão, pois, aceites trabalhos que tenham a Wikipédia como tema, fonte e meio de disseminação do conhecimento científico e instrumento de ensino e, de forma particular, no âmbito do Património. Os textos deverão ser em Inglês, Espanhol ou Português e serão avaliados por membros da Comissão Científica.
O Dia da Biblioteca Escolar
VIMOS INFORMAR QUE ESTE EVENTO FOI ADIADO E SE VAI REALIZAR EM DATA AINDA A MARCAR!
Este projeto surge no âmbito do curso de formação contínua da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Gestão e Organização da Coleção em Bibliotecas Escolares e sua Dinamização.
Pretende-se dar continuidade aos temas trabalhados no curso e trazer para o terreno os princípios que subjazem à orientação e missão das bibliotecas escolares.
Procura-se, também, desmistificar conceitos, derrubar fronteiras, criando um circuito fluido no novo paradigma das bibliotecas que trabalham em sintonia com o Ensino/Educação das novas gerações.
Serão organizadas atividades pelas bibliotecas escolares aderentes cujo tema é o seguinte:
Inovação, Informação e o Impacto da Biblioteca Escolar
Colóquio Internacional: Modos de "Fazer"
O Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM) realiza em 2018 um Colóquio internacional Modos de "Fazer”, em parceria com a SPAE, Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia – que, neste ano, comemora o seu primeiro Centenário.
Este Colóquio convoca todas as áreas disciplinares das ciências sociais e humanas que possam contribuir para uma reflexão sobre a ampla problemática do “fazer”, do “saber fazer”, das múltiplas formas de lidar com materiais e com recursos disponíveis, atentas às suas especificidades, ao modo ativo como esses materiais e recursos intervêm nas nossas formas de agir, de pensar, de gerar riqueza e de transmitir saber.
Além dos Conferencistas Tim Ingold e Kapil Raj, conta com outros especialistas, também convidados. O Colóquio tem ainda uma "call for papers" para que todos os interessados possam colaborar. Bem vindos a todos!
Organização: CITCEM e SPAE
Vitor Oliveira Jorge
Amélia Polónia
Maria de Jesus Sanches
XI Congresso da Geografia Portuguesa
O XI Congresso da Geografia Portuguesa não será apenas mais um encontro de Geografia. Para isso, a Associação Portuguesa de Geógrafos e o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pretendem que seja visto como oportunidade para apresentar trabalhos, conhecer e encontrar colegas, fazer amigos e aprender em conjunto, num âmbito verdadeiramente nacional.
Docentes de todos os níveis de ensino, investigadores e outros geógrafos, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, vindos de todo o Portugal e outros países de língua portuguesa, todos são esperados. E garantidamente bem-vindos.
Trabalharemos para que aproveitem e fiquem a ganhar com os dias que passemos juntos.
Pela APG e pelo DG da FLUP
José Alberto Rio Fernandes
Teresa Sá Marques
15th INTERNATIONAL ISKO CONFERENCE
Founded in 1989, ISKO is the leading international society for organization of knowledge. ISKO has a broad and interdisciplinary scope. ISKO's mission is to advance conceptual work in knowledge organization in all kinds of forms, and for all kinds of purposes, such as databases, libraries, dictionaries and the Internet.
As an interdisciplinary society, ISKO brings together professionals from many different fields. ISKO counts more than 400 members all over the world, from fields such as information science, philosophy, linguistics, computer science, as well as special domains such as medical informatics.
In order to achieve its mission and goals, ISKO works to
- promote research, development and applications of knowledge organization systems that advance the philosophical, psychological and semantic approaches for ordering knowledge
- provide the means of communication and networking on knowledge organization for its members
- function as a connecting link between all institutions and national societies, working with problems related to the conceptual organization and processing of knowledge
Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Os Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação (WPGCI) são promovidos pelo GT de Ciência da Informação da SOPCOM em parceria com uma instituição de ensino superior que ministre formação ao nível do 2º e/ou 3º ciclo na área da Ciência da Informação.
Desde a sua 1ª edição em 2014, os WPGCI assumem-se como um fórum de divulgação, discussão e partilha da investigação que está a ser realizada, ao nível do 2º e 3º ciclo, em todas as áreas temáticas enquadráveis no âmbito da Ciência da Informação.
O evento acolhe trabalhos de mestrado/doutoramento em curso ou concluídos entre 1 de dezembro de 2021 e 31 de março de 2023, em instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiras.
MEDINFOR IV
O Colóquio Internacional MEDINFOR IV, A Medicina na Era da Informação, vai realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo organização conjunta da Universidade do Porto e da Universidade Federal da Bahia.
O colóquio MEDINFOR IV, tal como os anteriores, realizados alternadamente em Salvador da Bahia e no Porto, tem por objectivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura. A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspectivas diversas e estreitar laços entre académicos e profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura.
IV Colóquio Luso-Brasileiro Direito e Informação
No âmbito do acordo de cooperação assinado entre a Universidade do Porto e Universidade Federal Fluminense, vai a Universidade do Porto realizar, nos dias 17 e 18 de março de 2016, mais um encontro científico que congrega especialistas portugueses e brasileiros das áreas do Direito e da Ciência da Informação, e que procura estreitar as relações académicas científicas e profissionais entre as duas áreas, discutindo problemáticas de interesse mútuo e que possam ser vistas numa perspetiva interdisciplinar.
A organização do IV Colóquio Luso-Brasileiro Direito e Informação, desta vez subordinado ao tema “Direito e Informação na sociedade em rede”, está a cargo das Faculdades de Direito e de Letras da UP e do centro de investigação CETAC.MEDIA e conta também com a colaboração do Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa (PPGJA-UFF) e do Núcleo de Ciências do Poder Judiciário (Nupej), da Universidade Federal Fluminense.
Jornadas de Ciência da Informação
As Jornadas de Ciência da Informação (JCI) são, hoje, um evento de referência promovido pelos estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciência da Informação (LCI e MCI), ministrados em parceria pela Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FLUP e FEUP).
Desde o seu início, as JCI mantêm como objetivos principais a partilha de conhecimento em Ciência da Informação e o debate sobre temas e desafios da atualidade, envolvendo estudantes, professores, investigadores, profissionais e demais agentes, bem como a divulgação dos ciclos de estudos à comunidade e a atuais e potenciais parceiros, dando a conhecer os resultados de investigação, projetos e competências de estudantes e alumni de CI na U.Porto.
Faculdade de Letras | Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto
Contacto Geral: jornadas.ci@up.pt
VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica
Completando-se em 2015 a primeira década de encontros bianuais (Rio de Janeiro 2005, Lisboa 2007, Ouro Preto 2009, Porto 2011, Petrópolis 2013) reunindo investigadores, professores e estudantes interessados na Cartografia Histórica e na história da Cartografia comum a lusos e brasileiros, o VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica apresenta-se como evento de necessária continuidade e consolidação, mas também como oportunidade para incentivar o incremento de contributos de e sobre outros países de língua oficial portuguesa.
O VI.SLBCH é uma organização conjunta da Universidade do Minho e da Universidade do Porto e o essencial do programa acontecerá na cidade de Braga, entre os dias 4 e 7 de Novembro de 2015.
Como sempre, pretende-se envolver investigadores e estudantes interessados na Cartografia e na Cartografia Histórica, oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, nomeadamente Geografia, Geologia, Arquitetura, História, Arqueologia, Museologia, História da Ciência, Ciência da Informação, entre outras. Almeja-se o conhecimento da mais recente investigação e divulgação, estruturadas em sete áreas temáticas.
Áreas temáticas:
1 - Cartografia Topográfica e Militar
2 - Cartografia e Fronteiras, Limites e Toponímia
3 - Cartografia Urbana: Plantas e Projectos
4 - Cartografia Temática e Representações Territoriais
5 - Cartografia, Arquivos e Colecções Cartográficas
6 - Cartografia Histórica: Ensino e Difusão
7 - Cartografia Histórica e Novas Tecnologias
Datas Importantes:
Prazo limite de envio de resumos: 15 de Junho de 2015 - Novo Prazo - até às 24h do próximo dia 24 de Junho.
Prazo de comunicação (via email) do resultado da submissão dos resumos: 31 de Julho de 2015.
Prazo para envio dos trabalhos completos de acordo com as normas: 25 de Setembro de 2015. - Novo Prazo - até às 24h do próximo dia 5 de Outubro de 2015.
Links de Acesso Direto:
Mapa com identificação dos locais onde se realizará o VISLBCH
New Job Opportunities in Translation and Interpreting
Secrets and Discovery in the Middle Ages
5th FIDEM's European Congress of Medieval Studies
Porto, 25th-29th June 2013
EDICIC
A Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação de Iberoamérica e do Caribe, designada pela sigla EDICIC (antes EDIBCIC), foi re-fundada em novembro de 2008. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega instituições e pessoas da área de educação e investigação dedicadas à formação universitária de profissionais nos campos científicos da Ciência da Informação (Biblioteconomia, Documentação e Arquivística) da Iberoamérica e do Caribe.
Neste contexto, começaram a realizar-se os encontros ibéricos de EDICIC aos quais Portugal se associou desde 2005, promovendo a colaboração científica entre os docentes e investigadores com interesses semelhantes, independentemente da sua área geográfica de origem.
Mais acerca da EDICIC: http://www.edicic.org/
ISKO2013
Fundada em 1989, a ISKO é a mais importante associação internacional para a organização do conhecimento. A ISKO tem um âmbito alargado e interdisciplinar. A sua missão é fazer progredir o trabalho concetual em organização do conhecimento sob todo o tipo de formas e para todos os fins, tais como bases de dados, bibliotecas, dicionários e a Internet.
Como sociedade interdisciplinar, a ISKO agrega profissionais de campos muito diferentes. Conta com mais de 400 membros de todo o mundo, de áreas como a Ciência da Informação, a Filosofia, a Linguística, as Ciências da Computação, e também domínios especiais como a informática médica.
Para cumprir a sua missão e os seus objetivos, a ISKO trabalha para
- promover a investigação, o desenvolvimento e as aplicações em sistemas de organização do conhecimento, que promovem abordagens filosóficas, psicológicas e semânticas para ordenar o próprio conhecimento
- fornecer aos seus membros meios de comunicação e redes em organização do conhecimento
- funcionar como um elo de ligação entre todas as instituições e as sociedades nacionais, trabalhando com problemas relacionados com a organização concetual e o processamento do conhecimento
Mais acerca da ISKO: http://www.isko.org/about.html