Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS


IWSC 2019: International Wiki Scientific Conference

O termo Wiki é, hoje, indissociável da Internet e da participação colaborativa na produção e disseminação continuada do conhecimento.

Navegar, editar e aceder de forma livre, ágil e simples estão na base de projetos como o da Wikipédia, uma enciclopédia colaborativa que constitui a versão moderna do ideal iluminista da razão, da educação e do conhecimento como mecanismos para alcançar uma sociedade mais justa. Herdeira contemporânea dos ideais da “Enciclopédia” de Diderot e D’Alembert, é uma experiência sem precedentes, de geração, organização, avaliação, promoção, disseminação e partilha de conhecimento, de forma aberta e por uma comunidade ampla, disseminada por muitos países e em diferentes idiomas.

São objetivos da IWSC 2019 aproximar a comunidade académica do contextos e tecnologia Wiki e de forma particular da Wikipédia, com vista a promover o seu uso como fonte confiável de conhecimento, instrumento educacional e objeto de investigação, aumentar a presença de conteúdo em português e estimular o intercâmbio de reflexões e experiências sobre ela com a comunidade académica internacional.

Depois de celebrado em 2018, por iniciativa da União Europeia e pela primeira vez, o Ano Europeu do Património Cultural, privilegia-se na IWSC 2019 o Património, tanto material como imaterial, tendo como objetivo chamar a atenção para a presença da Cultura e do Património na Wikipédia e para o contributo que este meio/olhar digital poderá ter para o desenvolvimento social e económico quer na Europa, quer à escala global.

Serão, pois, aceites trabalhos que tenham a Wikipédia como tema, fonte e meio de disseminação do conhecimento científico e instrumento de ensino e, de forma particular, no âmbito do Património. Os textos deverão ser em Inglês, Espanhol ou Português e serão avaliados por membros da Comissão Científica.

O período de submissões vai de 15 de outubro a 30 de janeiro de 2019. Os autores serão notificados da aceitação ou não dos seus trabalhos até 10 de fevereiro de 2019.

Aceder À conferência

O Dia da Biblioteca Escolar

VIMOS INFORMAR QUE ESTE EVENTO FOI ADIADO E SE VAI REALIZAR EM DATA AINDA A MARCAR!


Este projeto surge no âmbito do curso de formação contínua da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Gestão e Organização da Coleção em Bibliotecas Escolares e sua Dinamização.

Pretende-se dar continuidade aos temas trabalhados no curso e trazer para o terreno os princípios que subjazem à orientação e missão das bibliotecas escolares.

Procura-se, também, desmistificar conceitos, derrubar fronteiras, criando um circuito fluido no novo paradigma das bibliotecas que trabalham em sintonia com o Ensino/Educação das novas gerações.

Serão organizadas atividades pelas bibliotecas escolares aderentes cujo tema é o seguinte:

Inovação, Informação e o Impacto da Biblioteca Escolar

Aceder À conferência

Colóquio Internacional: Modos de "Fazer"

O Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM) realiza em 2018 um Colóquio internacional Modos de "Fazer”, em parceria com a SPAE, Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia – que, neste ano, comemora o seu primeiro Centenário.

Este Colóquio convoca  todas as áreas disciplinares das ciências sociais e humanas que possam contribuir para uma reflexão sobre a ampla problemática do “fazer”, do “saber fazer”, das múltiplas formas de lidar com materiais e com recursos disponíveis, atentas às suas especificidades, ao modo ativo como esses materiais e recursos intervêm nas nossas formas de agir, de pensar, de gerar riqueza e de transmitir saber.

Além dos Conferencistas Tim Ingold e Kapil Raj, conta com outros especialistas, também convidados. O Colóquio tem ainda uma "call for papers" para que todos os interessados possam colaborar. Bem vindos a todos!

Organização: CITCEM e SPAE

Vitor Oliveira Jorge

Amélia Polónia

Maria de Jesus Sanches

Aceder À conferência

XI Congresso da Geografia Portuguesa

O XI Congresso da Geografia Portuguesa não será apenas mais um encontro de Geografia. Para isso, a Associação Portuguesa de Geógrafos e o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto pretendem que seja visto como oportunidade para apresentar trabalhos, conhecer e encontrar colegas, fazer amigos e aprender em conjunto, num âmbito verdadeiramente nacional.

Docentes de todos os níveis de ensino, investigadores e outros geógrafos, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, vindos de todo o Portugal e outros países de língua portuguesa, todos são esperados. E garantidamente bem-vindos.

Trabalharemos para que aproveitem e fiquem a ganhar com os dias que passemos juntos.

Pela APG e pelo DG da FLUP

José Alberto Rio Fernandes

Teresa Sá Marques

Aceder À conferência

15th INTERNATIONAL ISKO CONFERENCE

Founded in 1989, ISKO is the leading international society for organization of knowledge. ISKO has a broad and interdisciplinary scope. ISKO's mission is to advance conceptual work in knowledge organization in all kinds of forms, and for all kinds of purposes, such as databases, libraries, dictionaries and the Internet.

As an interdisciplinary society, ISKO brings together professionals from many different fields. ISKO counts more than 400 members all over the world, from fields such as information science, philosophy, linguistics, computer science, as well as special domains such as medical informatics.

In order to achieve its mission and goals, ISKO works to

  • promote research, development and applications of knowledge organization systems that advance the philosophical, psychological and semantic approaches for ordering knowledge
  • provide the means of communication and networking on knowledge organization for its members
  • function as a connecting link between all institutions and national societies, working with problems related to the conceptual organization and processing of knowledge
More about ISKO: http://www.isko.org/about.html

Aceder À conferência

Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Aceder À conferência

MEDINFOR IV

Colóquio Internacional MEDINFOR IV, A Medicina na Era da Informação, vai realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo organização conjunta da Universidade do Porto e da Universidade Federal da Bahia.

O colóquio MEDINFOR IV, tal como os anteriores, realizados alternadamente em Salvador da Bahia e no Porto, tem por objectivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura. A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspectivas diversas e estreitar laços entre académicos e profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura.

 

Aceder À conferência

IV Colóquio Luso-Brasileiro Direito e Informação

No âmbito do acordo de cooperação assinado entre a Universidade do Porto e Universidade Federal Fluminense, vai a Universidade do Porto realizar, nos dias 17 e 18 de março de 2016, mais um encontro científico que congrega especialistas portugueses e brasileiros das áreas do Direito e da Ciência da Informação, e que procura estreitar as relações académicas científicas e profissionais entre as duas áreas, discutindo problemáticas de interesse mútuo e que possam ser vistas numa perspetiva interdisciplinar.

A organização do IV Colóquio Luso-Brasileiro Direito e Informação, desta vez subordinado ao tema “Direito e Informação na sociedade em rede”, está a cargo das Faculdades de Direito e de Letras da UP e do centro de investigação CETAC.MEDIA e conta também com a colaboração do Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa (PPGJA-UFF) e do Núcleo de Ciências do Poder Judiciário (Nupej), da Universidade Federal Fluminense.

Aceder À conferência

Jornadas de Ciência da Informação

As Jornadas de Ciência da Informação (JCI) são, hoje, um evento de referência promovido pelos estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciência da Informação (LCI e MCI), ministrados em parceria pela Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FLUP e FEUP).

Desde o seu início, as JCI mantêm como objetivos principais a partilha de conhecimento em Ciência da Informação e o debate sobre temas e desafios da atualidade, envolvendo estudantes, professores, investigadores, profissionais e demais agentes, bem como a divulgação dos ciclos de estudos à comunidade e a atuais e potenciais parceiros, dando a conhecer os resultados de investigação, projetos e competências de estudantes e alumni de CI na U.Porto.

 

logologo

Faculdade de Letras | Faculdade de Engenharia
Universidade do Porto
Contacto Geral: jornadas.ci@up.pt

 

 

Aceder À conferência

VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

Completando-se em 2015 a primeira década de encontros bianuais (Rio de Janeiro 2005, Lisboa 2007, Ouro Preto 2009, Porto 2011, Petrópolis 2013) reunindo investigadores, professores e estudantes interessados na Cartografia Histórica e na história da Cartografia comum a lusos e brasileiros, o VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica apresenta-se como evento de necessária continuidade e consolidação, mas também como oportunidade para incentivar o incremento de contributos de e sobre outros países de língua oficial portuguesa.

O VI.SLBCH é uma organização conjunta da Universidade do Minho e da Universidade do Porto e o essencial do programa acontecerá na cidade de Braga, entre os dias 4 e 7 de Novembro de 2015.

Como sempre, pretende-se envolver investigadores e estudantes interessados na Cartografia e na Cartografia Histórica, oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, nomeadamente Geografia, Geologia, Arquitetura, História, Arqueologia, Museologia, História da Ciência, Ciência da Informação, entre outras. Almeja-se o conhecimento da mais recente investigação e divulgação, estruturadas em sete áreas temáticas.

Áreas temáticas:

1 - Cartografia Topográfica e Militar

2 - Cartografia e Fronteiras, Limites e Toponímia

3 - Cartografia Urbana: Plantas e Projectos

4 - Cartografia Temática e Representações Territoriais

5 - Cartografia, Arquivos e Colecções Cartográficas

6 - Cartografia Histórica: Ensino e Difusão

7 - Cartografia Histórica e Novas Tecnologias

 

Datas Importantes:

Prazo limite de envio de resumos: 15 de Junho de 2015 - Novo Prazoaté às 24h do próximo dia 24 de Junho.

Prazo de comunicação (via email) do resultado da submissão dos resumos: 31 de Julho de 2015.

Prazo para envio dos trabalhos completos de acordo com as normas: 25 de Setembro de 2015. - Novo Prazoaté às 24h do próximo dia 5 de Outubro de 2015.

 

Links de Acesso Direto:

Comissões

Inscrições

Registo no site

Programa

Contatos

Mapa com identificação dos locais onde se realizará o VISLBCH

Aceder À conferência

New Job Opportunities in Translation and Interpreting

Aceder À conferência

Secrets and Discovery in the Middle Ages

5th FIDEM's European Congress of Medieval Studies
Porto, 25th-29th June 2013

Aceder À conferência

EDICIC

A Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação de Iberoamérica e do Caribe, designada pela sigla EDICIC (antes EDIBCIC), foi re-fundada em novembro de 2008. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega instituições e pessoas da área de educação e investigação dedicadas à formação universitária de profissionais nos campos científicos da Ciência da Informação (Biblioteconomia, Documentação e Arquivística) da Iberoamérica e do Caribe.

Neste contexto, começaram a realizar-se os encontros ibéricos de EDICIC aos quais Portugal se associou desde 2005, promovendo a colaboração científica entre os docentes e investigadores com interesses semelhantes, independentemente da sua área geográfica de origem.

Mais acerca da EDICIC: http://www.edicic.org/

Aceder À conferência

ISKO2013

Fundada em 1989, a ISKO é a mais importante associação internacional para a organização do conhecimento. A ISKO tem um âmbito alargado e interdisciplinar. A sua missão é fazer progredir o trabalho concetual em organização do conhecimento sob todo o tipo de formas e para todos os fins, tais como bases de dados, bibliotecas, dicionários e a Internet.

Como sociedade interdisciplinar, a ISKO agrega profissionais de campos muito diferentes. Conta com mais de 400 membros de todo o mundo, de áreas como a Ciência da Informação, a Filosofia, a Linguística, as Ciências da Computação, e também domínios especiais como a informática médica.

Para cumprir a sua missão e os seus objetivos, a ISKO trabalha para

  • promover a investigação, o desenvolvimento e as aplicações em sistemas de organização do conhecimento, que promovem abordagens filosóficas, psicológicas e semânticas para ordenar o próprio conhecimento
  • fornecer aos seus membros meios de comunicação e redes em organização do conhecimento
  • funcionar como um elo de ligação entre todas as instituições e as sociedades nacionais, trabalhando com problemas relacionados com a organização concetual e o processamento do conhecimento

Mais acerca da ISKO: http://www.isko.org/about.html

Aceder À conferência