Última alteração: 2017-09-26
Resumo
Em decorrência do acelerado avanço do uso da internet, diferentes e diversos perfis de usuários estão sendo formados. Neste trabalho aborda-se o perfil dos compradores on-line, usuários de websites de comércio eletrônico (e-commerce). Esta venda/compra de produtos está em franco crescimento, pois pela utilização do comercio eletrônico pode-se encontrar uma variedade de preços e produtos, tornando o consumo disponível 24 horas por dia.
Alguns problemas surgiram em decorrência das informações expostas nos websites. Um exemplo pertinente é a insatisfação do consumidor mediante a falta, erro ou inconsistência de informações sobre determinados produtos vendidos nos websites.
Assim, o trabalho tem por objetivo: Analisar a falta de informação a cerca das substâncias e riscos contidos nos suplementos alimentares, comercializados através de websites, que podem ser prejudiciais à saúde do consumidor.
A informação disponibilizada nos websites que oferecem suplementos alimentares deve ser clara e objetiva, de forma a evitar danos ao consumidor.
A falta de informação adequada pode trazer malefícios para o consumidor. Os consumidores necessitam ter acesso aos efeitos colaterais e restrições de uso dos produtos. Verifica-se que muitos sites apresentam vantagens e não explicam os malefícios que podem surgir devido à sua utilização. No Brasil, as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o apoio da Lei nº 9.782, tem por finalidade normatizar, controlar e fiscalizar produtos que venham a afetar a saúde da população brasileira, tendo como competência a regulação sanitária quanto à regulação econômica do mercado.
A pesquisa é bibliográfica e exploratória com intuito de demonstrar a falta de informação nos websites de e-commerce dos produtos suplementares, que podem resultar em problemas de saúde ou até em morte. O desenvolvimento da pesquisa consiste em avaliar três sites de venda de suplementos alimentares que comercializem produtos que podem ser prejudiciais à saúde do consumidor. Ou seja, observar a presença, ou não, da informação a cerca do excesso de uso de produtos suplementares que podem contribuir para a obtenção de: hipertensão, insuficiência renal, sobrecarga hepática, problemas psicológicos entre outros e de restrições de uso quanto a pessoas diabéticas, celíacas e hipertensas. Os sites pesquisados são: Corpoperfeito.com.br, Saudeja.com.br e Madrugaosuplementos.com.
Atualmente, é crescente a quantidade de pessoas que buscam o corpo perfeito. Muitas delas não procuram saber os problemas que podem adevir após seu consumo. Em geral, os websites de venda desses produtos não indicam as reações adversas e o que pode acarretar o consumo excessivo.
Muitos sites optam por demostrar, através de imagem, o perfeito uso do suplemento e muitos usuários acham que consumindo mais podem chegar ao desempenho desejado. Assim, um dos maiores problemas é o de supernutrição devido ao excesso de uso e à falta de informação sobre as reações adversas e as restrições de uso. Portanto, a pesquisa está voltada para a questão do conteúdo de informações a serem transmitidas aos consumidores, a fim de facilitá-los na seleção do produto no ato da compra on-line.
Foi realizado o estudo, a fim de saber o que está sendo divulgado através dos websites selecionados e a importância das informações a cerca da saúde do consumidor, juntamente com o levantamento de leis e questões da ANVISA e da área de nutrição.
O trabalho constatou que os sites de venda de suplementos podem influenciar o consumo de forma negativa, tornando-o prejudicial à saúde, devido à falta de informação.
Palavras-chave: Suplementos Alimentares; e-commerce; saúde
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