Última alteração: 2017-09-27
Resumo
MEDINFOR IV
A MEDICINA NA ERA DA INFORMAÇÃO
Perspectivas e Tendências da Atuação do Bibliotecário na Área da Saúde
RESUMO
Palavras Chave: Competências e Habilidades Profissionais. Gestão da Informação em Saúde. Atuação Profissional.
INTRODUÇÃO
O campo de atuação do bibliotecário é amplo, dentre as áreas que ele pode atuar, destaca-se a da saúde, uma vez que a informação nesse âmbito é essencial para subsidiar as equipes médicas a tomarem decisões. O bibliotecário vai trabalhar com distintas atividades voltadas, desde o processamento técnico dos materiais, até a gestão da informação (GI) e da gestão do conhecimento (GC), proporcionando as condições necessárias para que as equipes médicas atuem na resolução de distintos diagnósticos dos pacientes. Evidencia-se, assim, a importância da atuação do bibliotecário para a sociedade, bem como para a eficiência das organizações da área da Saúde, uma vez que a informação, visando à saúde e o bem-estar dos pacientes, para poder satisfazer as suas necessidades. Analisou-se a literatura nacional e internacional sobre a atuação do bibliotecário em contextos da área de saúde, mapeando as competências e habilidades do bibliotecário da área da saúde para estabelecer as perspectivas e tendências de sua atuação
OBJETIVOS
Como objetivo geral: mapear as competências e habilidades do bibliotecário da área da Saúde para estabelecer as perspectivas e tendências de sua atuação. Como objetivos específicos estabeleceu-se: a) analisar a literatura nacional e internacional, contemplando artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, teses e dissertações da área de ciência da informação sobre a temática; b) verificar quais são as competências e as habilidades indispensáveis, estabelecendo as perspectivas e tendências para o bibliotecário atuar em ambientes da área da saúde; c) identificar as principais necessidades informacionais da equipe do CEREST;
MATERIAL E METODOS
A presente pesquisa foi realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo, Brasil. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva exploratória. As técnicas de coleta de dados aplicadas foram o questionário e a entrevista. No que tange a análise dos dados e informações definiu-se o método ‘Discurso do Sujeito Coletivo’ (DSC).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A pesquisa propiciou informações que podem subsidiar a equipe do CEREST, bem como uma melhor compreensão no que tange a prática do bibliotecário na área da saúde. Observou-se que há relação entre a formação e a atuação do bibliotecário nesse contexto, de modo a identificar e caracterizar as competências e habilidades específicas indispensáveis para uma atuação eficiente, e apresentando as perspectivas e tendências da área da saúde. A partir da pesquisa de campo, analisou-se através do método ‘Discurso do Sujeito Coletivo’ e do ‘Discurso do Sujeito Individual’ de que maneira a equipe multiprofissional do CEREST percebe a presença ou ausência do bibliotecário no cotidiano profissional.
CONCLUSÕES
No âmbito da área da saúde, o campo de atuação é extremamente diversificado, mesmo quando se enfoca apenas a Medicina, onde está possui inúmeras especialidades e subespecialidades médicas envolvendo diferentes atuações que possibilitam ao bibliotecário encontrar-se nessa Era de grandes mudanças em torno da gestão da informação. Assim, percebe-se que o bibliotecário atua nessa nova especialidade, além de recuperar informação com qualidade para a equipe clínica, tem um importante papel em relação ao tratamento do paciente, pois propicia aos clínicos elaborarem diagnósticos e soluções mais eficazes no cuidado com os pacientes.
REFERENCIAS
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Prontuário eletrônico do paciente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 344p.
VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2004. 152p. (Coleção Palavra-Chave, 13)