Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, MEDINFOR IV - A Medicina na Era da Informação

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A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO LÚDICO E O PROCESSO DE TRATAMENTO E CURA EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL DA CRIANÇA DA BAHIA
Francis Rose Miranda Teixeira, Adriana Freitas Castelo Branco, Tiago Vinicius Oliveira

Última alteração: 2017-09-26

Resumo


Diante das muitas transformações atualmente enfrentadas, a educação vem ganhando significativo espaço em vários setores no Brasil. Surgem novas intervenções e possibilidades na Pedagogia que possibilitam o repensar do espaço pedagógico e de atuação do profissional o pedagogo. Uma delas é a presença da informação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), favorecendo o aprender e aprendizagem. Com a Pedagogia Hospitalar (P.H.), constroem-se novos espaços em hospitais e clínicas, ampliando a sua atuação. O pedagogo propicia um atendimento voltado para crianças que se encontram internadas por curtos ou longos períodos. A hospitalização é verificada como momento de grande sofrimento físico e emocional à criança, acarretando mudanças estruturais e singulares na construção de sua existência e, sobretudo, no processo de descobertas da etapa infantil. A criança hospitalizada, além de ser submetida aos constantes procedimentos e rotinas hospitalares, encontra-se distante de seus familiares, amigos e principalmente do contexto escolar. De acordo com Silva (2006), a hospitalização da criança pode causar graves prejuízos ao seu desenvolvimento cognitivo. Fato que se acentua a depender do tempo de internação e da gravidade da doença. A autora relata que as restrições do ambiente hospitalar referente ao espaço físico e às próprias limitações decorrentes da enfermidade causam a ausência de estímulos e diminuição das possibilidades de exploração do meio, podendo, dessa forma, comprometer a evolução da criança. Le Coadic (2004) observa que a Ciência da Informação (C.I.) preocupa-se com a necessidade do indivíduo em suprir certas demandas informacionais, sobretudo na busca do entender sua própria realidade social e cultural. Esta é uma reflexão aproximada da que salienta também a Pedagogia, além de garantir, como o próprio autor retrata, o uso da interdisciplinaridade com um forte aspecto da C.I., assim como da Pedagogia, além de outras áreas. Se para Capurro (2010) conhecer nada mais é que comunicar-se, faz-se necessário, para tanto, conviver com outros no mundo, ou em qualquer lugar onde o indivíduo se encontre. Sendo assim, abre-se esse espaço nos hospitais: o da informação lúdica. A experiência de atividades informacionais lúdicas, aliadas as TIC, no ambiente hospitalar favorece a interação e a socialização, além de possibilitar mecanismos de enfrentamento da dor. Nesse contexto, as TIC vêm propiciar a qualidade do atendimento aos pacientes e possibilita novas estratégias de aprendizagens. Belloni (2012) ressalta que a Pedagogia e as TIC sempre foram elementos fundamentais e inseparáveis da Educação. Smit; Tálamo (2007), compreendem a C.I. como uma área que surgiu da necessidade de organização, controle, recuperação e disseminação da informação, devido a explosão organizacional somada à inserção das novas tecnologias surgidas a partir da Segunda Guerra Mundial. Assim sendo, esta reflexão sinaliza para a informação como suporte fundamental na prática lúdica em hospitais pediátricos, a exemplo do Hospital da Criança da Bahia. Este trabalho, OBJETIVA-SE, portanto, apresentar vivências sobre a atuação do pedagogo e a utilização da informação no contexto lúdico ao processo de tratamento e cura no Hospital da Criança da Bahia, fundamentando-se em teóricos que defendem essa temática. A METODOLOGIA empregada para o desenvolvimento e realização deste trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica da C.I., da P.H e da Medicina Pediátria, com relato acerca de experiência sobre o uso e benefícios das TIC, vivenciada em hospital pediátrico. Como RESULTADOS, reflete-se sobre a importância do uso da informação lúdica aliadas às TIC, no contexto hospitalar, bem como a sua relevância ao atendimento pedagógico transformador do estágio emocional e físico do paciente, visando a melhoria da qualidade de vida da criança hospitalizada. Como CONCLUSÃO, pretende-se ressignificar o uso da informação lúdica como suporte ao trabalho do pedagogo e médicos, apontando aos seus benefícios no atendimento direcionado à criança hospitalizada. Por fim, faz-se necessário refletir sobre a importância da informação no contexto dos hospitais, como ferramenta essencial e necessária à promoção da saúde e qualidade de vida do paciente infantil.

Palavras-chave: Informação lúdica; Ciência da Informação – Pedagogia Hospitalar; Tecnologias da Informação e Comunicação – Hospital Pediátrico.