Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, MEDINFOR VI - A Medicina na Era da Informação

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A disseminação do SARS-CoV-2 e a busca por informação em relação a Covid-19 no Brasil, Estados Unidos e Portugal.
Jean Michel Galindo da Silva, Maria Irene da Fonseca e Sá

Última alteração: 2023-08-14

Resumo


A disseminação do SARS-CoV-2 e a busca por informação em relação a Covid-19 no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

 

PAINEL TEMÁTICO: Comunicação e divulgação científica

 

PALAVRAS-CHAVE: Sars-cov-2. Covid-19. Pandemia. Informação. Internet.

 

OBJETIVOS

O contexto gerado pela pandemia incutiu na Sociedade da Informação a exigência ainda mais consistente por informação, que se encontra descentralizada, globalizada e digitalmente acessível.

Neste sentido, o estudo teve por objetivo fazer uma análise sobre a relação entre a informação distribuída por canais de comunicação e o comportamento da pandemia de SARS-CoV-2 (Covid-19) no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Trata-se da observação da dinâmica entre a informação pesquisada e a evolução do número de casos da doença.

O estudo teve como questões de investigação: As pessoas recorrem à internet devido aos sintomas da doença? O aumento das buscas pelo assunto poderia ser indicativo do aumento do número de casos Covid-19?

METODOLOGIA

Para alcançar o objetivo da investigação, foi adotada a metodologia quantitativa na mensuração dos resultados. Foram coletados os seguintes tipos de dados: o tráfego de websites de notícias, obtido no similarweb.com e os dados sobre as consultas pelos termos pesquisados (Covid, Sintomas Covid, Teste Covid, Vacina e Omicron) no google.com. O segundo tipo de dado foi utilizado como meio de confirmar o comportamento observado no primeiro tipo, pois envolve o aspecto ativo e próprio da Sociedade da Informação: o de buscar informação quando há a necessidade/interesse por saber mais e/ou o que está acontecendo, ou seja, se informar e/ou informar alguém. Todos os dados foram relacionados com o número de casos novos de Covid-19 obtidos junto ao Ministério da Saúde do Brasil e ourworldindata.org.

O estudo debruçou-se sobre o período de 01/12/2019 a 15/05/2023. O período inicia antes da pandemia Covid-19 de forma a observar o comportamento da população ao consumir informação antes e durante o período pandêmico. Com os dados coletados foram desenvolvidos gráficos para que o conjunto fosse representado visualmente.

RESULTADOS

Os coronavírus são uma família composta por uma extensa lista de vírus, incluindo os vírus SARS-CoVs, causadores da síndrome respiratória aguda grave, conhecida pela sigla SARS. A Covid-19 é uma "doença que se manifesta em nós, seres humanos, após a infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2" (Instituto Butantan, 2021).

No caso de uma pandemia, as informações sobre a disseminação do vírus, os cuidados, os sintomas e a gravidade são aspectos que interessam à população que, inicialmente, desconhece em detalhes o assunto. "Informação visa a modelar a pessoa que a recebe no sentido de fazer alguma diferença em sua perspectiva ou insight" (Davenport & Prusak, 1998, p. 4). Informar as pessoas é o mesmo que formá-las, no sentido de transformar a perspectiva que possuíam acerca da vida em sociedade.

Os gráficos desenvolvidos apresentam informações sobre os cenários do Brasil, Estados Unidos e Portugal.  Eles foram compostos a partir dos dados de acesso aos grandes portais de notícias do país, combinados com dados de pesquisas na internet durante o mesmo período, totalizando 181 semanas de dados.

Inicialmente, observa-se um crescente número de acesso aos portais de notícias  e a falta de interesse ou ausência significativa de busca na internet pelos termos: sintomas covid, vacina, covid e teste covid. A ausência de interesse durante as primeiras semanas é justificada por se tratar de um assunto desconhecido pela maior parte da população. Em seguida, pode-se perceber a ampliação da demanda por informação sobre o assunto dadas as circunstâncias de risco iminente que se confirmaram com o avanço da doença. Destaca-se o período de setembro/2020 a setembro/2021, quando ocorreu a segunda onda de casos de Covid-19 e a elevação de buscas sobre o assunto através dos termos: sintomas covid, vacina e covid. Nesta altura da pandemia, a pesquisa a partir do termo: teste covid manteve-se relativamente baixa.

Os resultados da investigação apontam que há relação entre o avanço da pandemia de Covid-19, o número de casos e o interesse pela informação, e que tal interesse em alguns momentos surgiu antes da elevação do número de casos, ou seja, antes da confirmação da doença.

No Brasil, um país com mais de 200 milhões de habitantes, de proporções continentais e com desigualdades sociais, chama atenção a harmoniosa distribuição comportamental observada. Durante o período estudado, as buscas na internet sobre Covid-19 no Brasil, acompanham as curvas de casos novos de covid. Nos Estados Unidos da América, o comportamento dos americanos acerca do interesse por informação pela Covid-19 seguiu a evolução de casos novos de covid, mantendo-se o comportamento entre a evolução da doença e o interesse por informação, como ocorreu no Brasil. Igualmente, os portugueses mantiverem o mesmo comportamento observado no Brasil e Estados Unidos.

CONCLUSÕES

A partir dos dados analisados é possível inferir que a dinâmica entre o surgimento da Covid-19 e a informação relativa ao fenômeno pandêmico sugere que a informação foi amplamente disseminada.

Depreende-se que a relação entre o número de casos de Covid-19 e o acesso à informação pelos meios de comunicação indica que a população, em vários momentos, no Brasil, Estados Unidos e Portugal, estavam cientes do que estava acontecendo. A população teve acesso à informação. O crescimento do acesso aos portais de notícias demonstraram que houve a recepção da informação, mas a efetividade foi percebida a partir das buscas pelos termos específicos, porque estes indicam se houve interesse e/ou dúvida acerca da pandemia.

Acredita-se que a população estava ciente dos cuidados que deviam tomar. A evolução do número de casos de Covid-19 e a demanda por informações tiveram em diversos momentos grande similaridade. Assim, foi demonstrado que a informação surgia antes da concretização do problema, o que não significa que o vírus não avançaria, mas a célere difusão do problema pode ter atenuado uma situação ainda mais desfavorável para a população dos três países analisados.

Também foi visualizado o quão sistemática tornou-se a população assolada pela pandemia. As buscas na internet por mais informações ou novas informações sobre a covid, testes covid, vacina e sintomas covid, acompanharam o crescimento da variante Omicron, quando a pandemia já perdia força, mas as populações dos três paises, mantinham o esforço e o interesse na informação.