Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, MEDINFOR VI - A Medicina na Era da Informação

Tamanho Fonte: 
O Serviço de Edição do INCA e o papel do bibliotecário no processo editorial Institucional
Mariana Fernandes Teles, Katia de Olivieira Simões, Robson Dias Martins, Juliana Chagas Moreira, Camila Belo Tavares Ferreira

Última alteração: 2023-09-27

Resumo


INTRODUÇÃO

A área da saúde pública tem, hoje, diferentes sistemas de informação, de responsabilidade do Ministério da Saúde, sejam eles assistenciais ou epidemiológicos. Cada vez mais, esses sistemas têm sido referenciados como ferramentas importantes para planejamento, gerenciamento e acompanhamento de situações de saúde no país, tomada de decisões e desenvolvimento de ações, com o propósito de gerar intervenções mais adequadas e oportunas às necessidades da população (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, 2019).

A expansão das redes de assistência oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS), juntamente com o aumento de estratégias da saúde da família e da ampliação da cobertura da Atenção Primária, tem contribuído para o alcance da universalidade do acesso aos serviços de saúde. Informações sobre a incidência de câncer, casos assistidos na rede de atenção oncológica, mortes pela doença, entre outros, permitem a gestores, trabalhadores e população em geral conhecerem a situação do câncer no Brasil e identificarem a necessidade de políticas públicas, de serviços e de ações que garantam o direito à saúde dessas pessoas.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é um órgão do Ministério da Saúde responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Um dos meios pelos quais o INCA exerce sua missão é com a publicação de materiais voltados tanto para o público técnico-científico quanto para a população em geral. As publicações técnico-científicas produzidas pelo corpo profissional do INCA são editadas pela Área de Edição e Produção de Materiais Técnico-científicos, subordinada ao Serviço de Educação e Informação Técnico-científica (Seitec), hierarquicamente ligado à Coordenação de Ensino (Coens).

OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivos apresentar a Área de Edição e Produção de Materiais Técnico-científicos bem como o papel do bibliotecário no processo editorial do instituto.

MÉTODO

O trabalho tem caráter exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, visando entender melhor o papel do Serviço de Edição Institucional como suporte à transparência pública, atendimento aos objetivos institucionais para o acesso à informação.

 

PRINCIPAIS RESULTADOS

 

A atuação do INCA abrange o desenvolvimento e a coordenação de ações para a prevenção e para o controle do câncer no Brasil, o que inclui a atuação na produção, normatização e disseminação de conhecimento em áreas estratégicas e geração de informação epidemiológica, sendo assim o INCA produz e publica diversos materiais técnico-científicos. Portanto, se faz necessária a padronização e normalização dos documentos por ele produzidos a fim de dar legitimidade a informação produzida e posterior recuperação.

Para a normalização e padronização das publicações realizadas pela Área cabe ao profissional bibliotecário a normalização e padronização das citações, fontes e referências, elaboração de fichas catalográficas e atribuição de ISBN.

Dentro da Área de Edição e Produção de Materiais Técnico-científicos do INCA, são atribuições do profissional bibliotecário planejar e executar atividades de assessoramento editorial na área de biblioteconomia, como:

  • Ordenação das citações no corpo do texto (em ordem crescente ou numérica) de acordo com as referências; revisões das citações; normalização bibliográfica, revisão das fontes de gráficos, figuras, tabelas, quadros e outros (quando necessário).
  • A revisão técnica (normalização e padronização), que inclui uma diversidade de tarefas baseadas em diversas normas técnicas da ABNT, Vancouver e outras. Ela consiste em verificar se cada publicação produzida pelo INCA possui os critérios técnicos adequados às normas, ou seja, é necessária adequar as publicações produzidas aos critérios das normas. Nos aspectos, capa, folha de rosto, sumários e demais folhas pré-textuais, textuais e pós-textuais.
  • A indexação dos descritores de cada publicação, elaborada de acordo com a terminologia em ciência da saúde (DeCS) em português, inglês e espanhol.
  • A elaboração de fichas catalográficas.
  • Comunicação com os autores envolvidos para sanar dúvidas que digam respeito à revisão técnica, palavras-chave e/ descritores.
  • Atribuição dos metadados do ISBN, junto a Câmara Brasileira do Livro (CBL) - tarefa administrativa e biblioteconômica do INCA junto com a Câmara Brasileira do Livro
  • Auxiliar na garantia da realização das publicações técnico-científicas como produto final da Área de Edição, salvo demanda de cancelamento ou leniência da área autora.

 

CONCLUSÕES

No SUS, as publicações editadas pelo INCA exercem importante papel político no campo da cancerologia, pois são instrumentos de informação, formação, orientação e organização de redes. Assim, é essencial que seu desenvolvimento seja de excelência não apenas no campo das teorias e normativas que desenvolvem, mas também em sua qualidade editorial, englobando a edição, a revisão, a normalização, o design e todos os demais aspectos editoriais. Desse modo, é possível unir a qualidade técnica conceitual e a qualidade editorial.

Diante do exposto, para que a parte editorial se desenvolva cada vez mais, a fim de garantir a excelência dos materiais que o INCA produz, contribuindo para um dos objetivos estratégicos institucionais, se faz essencial o papel do profissional bibliotecário.

 

REFERÊNCIAS

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Composição. Coordenação de Ensino - Coens. Rio de janeiro: INCA, 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/composicao. Acesso em: 30 mar. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Institucional. Rio de janeiro: INCA, 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/composicao. Acesso em: 30 mar. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Plano estratégico do INCA 2020-2023: conectados podemos ser melhores. Rio de janeiro: INCA, 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Projeto político-pedagógico. Rio de janeiro: INCA, 2019.

TEIXEIRA, L. A.; FONSECA, C. M. O. (coord.). De doença desconhecida a problema de saúde pública: o INCA e o controle do câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2007.