Faculdade de Letras da Universidade do Porto - OCS, MEDINFOR VI - A Medicina na Era da Informação

Tamanho Fonte: 
Compartilhamento de dados de pesquisa de revisões sistemáticas na área de saúde: análise comparativa de repositórios de estratégias de busca à luz do PRISMA-S
Camila Belo Tavares Ferreira, Viviane Santos Veiga

Última alteração: 2023-09-08

Resumo


INTRODUÇÃO

A estratégia de busca compõe uma importante etapa metodológica da revisão sistemática. Trata-se de uma conversão da necessidade de informação (pergunta, pedido) em fatores/elementos semânticos (associação terminológica natural ou controlada) e indicadores de função (relação booleana) em uma determinada base de dados.

As buscas realizadas em bases de dados eletrônicas possuem padrões de desenvolvimento, na última década, devido as preocupações quanto sua qualidade e consequente impacto nos resultados dos estudos de revisão, sendo necessário a elaboração de instrumentos próprios de avaliação e reportagem. A iniciativa mais recente foi a elaboração do PRISMA-S, uma extensão do PRISMA Statment dedicado a reportagem da estratégia de busca em revisões com indicações mais claras sobre os procedimentos recomendados. Em seu checklist são considerados 16 elementos relacionados aos seguintes domínios: fontes de informação e métodos de busca, detalhes sobre a estratégia de busca, revisão por pares e a gestão dos registros (RETHLEFSEN et al, 2021). Observa-se na literatura (RETHLEFSEN et al, 2015; MEERT et al, 2016; RELEVO, PAYNTER 2012) a preocupação com a reportagem que a comunidade de especialistas em informação tem adotado no contexto da busca por evidências em revisões sistemáticas, bem como tem sido objeto de investigação no campo da informação em saúde. Podemos considerar nesse contexto, que as estratégias de busca são dados pesquisa nesse desenho de estudo.

O surgimento de repositórios de estratégias de busca colabora com o compartilhamento, reuso e fornece créditos pela produção das estratégias de busca. Destaca-se, na América Latina e Caribe, o Repositório REFNET (https://bvsalud.org/queries/?l=pt_BR) da Rede de Bibliotecários Referencistas, iniciativa coordenada pela BIREME/OPAS.

Outra iniciativa mais recente que conta com a organização, armazenamento e compartilhamento de dados de busca de evidências é o SearchRxiv (pronuncia-se Search Archive), disponível em https://www.cabidigitallibrary.org/journal/searchrxiv, um repositório moderado e de acesso aberto multidisciplinar.

OBJETIVO

Identificar dados de pesquisa disponíveis em repositório de estratégias de busca de revisões sistemáticas considerando as recomendações de reportagem descritas no PRISMA-S.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo comparativo explaratório em que foram cotejadas as estruturas de submissão e resultados dos repositórios Refnet e SearchRxiv. Foram mapeados os metadados de cada repositório e, em seguida, foram examinados os critérios de reportagem de estratégias de busca em revisão sistemática por meio do PRISMA-S.

RESULTADOS

O repositório REFNET, de acordo com as demandas do PRISMA-S, precisa incluir metadados que ligam a busca com o estudo original ou seu protocolo, prover identificador permanente e aprimorar a concessão de créditos aos dados. Em ambos os repositórios, apesar da informação sobre a revisão por pares esteja presente, entende-se que ela precisa ser aperfeiçoada de modo que o revisor receba reconhecimento e créditos. Outros metadados que não são ligados ao PRISMA-S também merecem destaque e permitem o reuso dos dados como indexação para recuperação das estratégias, licença, moderação e apontamento para estratégias de busca similares.

Já o SearchRxiv, além de contemplar elementos do PRISMA-S, permite a criação e depósito permanente de um registro de sua pesquisa com DOI junto com informações bibliográficas importantes da busca, como título, data original e datas de atualização, uma descrição da busca, palavras-chave, informações de validação e detalhes das bases de dados consultadas. Após aprovação, essa fonte é indexada em identificadores de pesquisa científica como o ORCID, fornecendo créditos pelo trabalho realizado.

CONCLUSÕES

Melhorias no repositório Refnet devem ser implementadas, especialmente, no que se refere a autoria individual sobre os dados de busca, a obtenção de identificadores persistentes e a relação com estratégias de buscas já existentes por meio de citação ao trabalho anterior. Esses itens estão presentes na explanação do PRISMA-S.

A adoção de política para compartilhamento de dados de busca em pesquisas como revisão sistemáticas permite o reuso, promove os créditos sobre a autoria de dados e colabora para a reprodutibilidade das buscas.

Especialistas em informação são incentivados a colaborar em pesquisas de revisões sistemáticas, um trabalho que envolve a gestão da informação científica, desde o planejamento do trabalho até a curadoria dos dados. Mas as iniciativas de compartilhamento de dados das estratégias de busca são ainda tímidas mesmo que esses profissionais tenham conhecimento sobre as práticas de gestão de dados de pesquisa. No Brasil, ainda persiste o estigma da falta de reconhecimento do trabalho de pesquisa desenvolvido por bibliotecários. A citação de dados de estratégias de busca seria um caminho para fornecer créditos e facilitação do seu reuso parcial ou total em outras revisões sistemáticas.

Para sustentabilidade de serviços de informação e da própria produção científica de revisões sistemáticas são necessários repositórios de dados adequados às práticas da ciência aberta e integrados aos domínios do PRISMA-S.

REFERENCIAS

MEERT, D; TORABI, N; COSTELLA, J. Impact of librarians on reporting of the literature searching component of pediatric systematic reviews. J Med Libr Assoc, v. 104, n. 4, p. 267-277; 2016. PMCID: PMC5079487. doi: 10.3163/1536-5050.104.4.004. Acesso em: 11 ago 2022.

RELEVO, R.; PAYNTER, R. Peer review of search strategies. Rockville: Agency for Healthcare Research and Quality, 2012.

RETHLEFSEN, ML;, FARRELL, AM;, OSTERHAUS, TLC;, BRIGHAM, TJ. Librarian co-authors correlated with higher quality reported search strategies in general internal medicine systematic reviews. J Clin Epidemiol; v. 68, n. 6, p.617-26, 2015. doi: 10.1016/j.jclinepi.2014.11.025. Epub 2015 Feb 7. PMID: 25766056.

RETHLEFSEN ML, KIRTLEY S, WAFFENSCHMIDT S, AYALA AP, MOHER D, PAGE MJ, KOFFEL JB; PRISMA-S Group. PRISMA-S: an extension to the PRISMA Statement for Reporting Literature Searches in Systematic Reviews. Syst Rev, v. 10, n. 1, 39, 2021. PMCID: PMC7839230. doi: 10.1186/s13643-020-01542-z.